top of page

INÍCIO

 

    O I Encontro de Geografia do Platô das Guianas: Sociedade, Planejamento e Gestão Ambiental afigura-se num evento que visa promover os debates e experiências acadêmicas a nível regional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de conhecimentos atualizados acerca das características ambientais socioeconômicas além de ações voltadas ao planejamento e gestão no platô das Guianas.

    O evento busca promover um intercâmbio interinstitucional e entre pesquisadores que atuam em pesquisas no Platô das Guianas nas áreas de planejamento e gestão ambiental, e será concretizado através da participação e envolvimento coletivo (instituições de ensino e pesquisa, alunos, pesquisadores e professores), desenvolvido por meio de publicações, palestras e divulgação de trabalhos científicos. Haverá discussões e explanações de resultados de pesquisas e de ações efetivadas expostas nos painéis e em seus devidos eixos temáticos, , a saber, i) Planejamento Ambiental, ii) Gestão e ordenamento territorial, e iii) Sustentabilidade ambiental.

   Incentivará ainda uma maior interação entre os programas de pós-graduação e graduação das universidades envolvidas no evento. Dessa forma, será possível a absorção de novas experiências e resultados metodológicos que poderão ser aplicados na construção de artigos científicos e monografias. Propiciará alternativas para formação de novos grupos de pesquisa e de ampliação e um maior intercâmbio entre os já existentes. Acrescenta-se que estarão diretamente envolvidas na realização do evento instituições parceiras como Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal do Amapá, e Universidade Federal do Pará. Por seu caráter interdisciplinar o evento envolverá alunos e professores dos cursos de geografia, educação, biologia, gestão ambiental, ciências ambientais, turismo e demais áreas afins.

    Será estimulado a apresentação de resultados de atividades de extensão universitária que foram efetivados por instituições públicas e privadas, associações comunitárias, representações populares, entre outras, de forma a contribuir para a divulgação do conhecimento científico e promover a qualidade ambiental e de vida de forma geral. As publicações dos trabalhos científicos que afiguram-se num aporte de novos conhecimentos e estratégias teórico-metodológicas aplicadas na educação ambiental integrada ao planejamento e gestão ambiental, e de certa forma poderão ser útil na elaboração de planos diretores de unidades de conservação, terras indígenas, ribeirinhos e quilombolas, de municípios, bacias hidrográficas e outras categorias de análise e gestão ambiental por meio de uma análise socioespacial integrada.

    No contexto atual da realidade regional brasileira no extremo norte constata-se que a ineficiência de planejamento ambiental e territorial tem provocado relevantes problemas de ordem socioambiental, o que leva a considerar que a maioria das ações produtivas evoluem de forma insustentável. Necessitando uma compreensão e interferência científica e tecnológica para integrar de forma efetiva aspectos voltados ao planejamento e gestão territorial no âmbito do platô das Guianas. Nesse contexto o encontro supracitado realiza o processo de integração entre a produção e difusão de trabalhos acadêmicos que contribuam para análise das múltiplas realidades socioambientais presentes no extremo norte brasileiro.

bottom of page